Emissão Renascença | Ouvir Online

Mário Soares acredita na inocência de Sócrates. "Com certeza"

26 nov, 2014

O ex-Presidente da República é a terceira pessoa a visitar José Sócrates na cadeia em Évora. 

O ex-Presidente da República Mário Soares entrou há poucos minutos no Estabelecimento Prisional de Évora para visitar o ex-primeiro-ministro José Sócrates, que ali está detido desde a madrugada de terça-feira.

À entrada, quando questionado se acredita na inocência de Sócrates, Mário Soares respondeu: "com certeza".

Soares ainda lançou mais algumas frases aos jornalistas como: "Isso não é consigo", "não vim aqui para falar consigo" e "o senhor não me mace".
 
Na terça-feira, Sócrates recebeu as primeiras visitas na cadeia da ex-mulher, Sofia Fava, e do ex-ministro da Agricultura e deputado europeu, Capoulas Santos.

Apesar de a imprensa afirmar que à quarta-feira as visitas são proibidas naquela cadeia, um pedido por escrito à Direcção-Geral de Estabelecimentos Prisionais a requerer a visita desbloqueia a situação. 

Na terça-feira, num artigo de opinião publicado no "Diário de Notícias", o ex-Presidente da República escreveu sobre este caso. "Sábado o país foi confrontado com um acontecimento que deixou todos os democratas imensamente preocupados. O que foi feito a um ex-primeiro-ministro com um enorme aparato lesivo do segredo de justiça não pode passar em vão".
 
Mário Soares criticou ainda a comunicação social e o "espectáculo mediático" que tem feito e às violações do segredo de justiça que tem perpetuado. Refere-se à revelação de alegados factos que só deveriam ser conhecidos quando o juiz se pronunciasse. "Independentemente do que está em causa e da separação de poderes entre a política e a justiça", escreveu.

Tudo sobre a detenção de José Sócrates