Tempo
|

Sócrates e ex-PGR falaram de "livros e viagens" ao almoço

24 nov, 2014

Pinto Monteiro confessa ter ficado surpreendido com o convite feito pelo antigo primeiro-ministro e garante que José Sócrates não lhe perguntou nada sobre a Justiça.

Sócrates e ex-PGR falaram de "livros e viagens" ao almoço

O ex-procurador-geral da República Pinto Monteiro confirma ter almoçado na última terça-feira, em Lisboa, com José Sócrates.

Em entrevista à RTP, Pinto Monteiro confessa ter ficado "surpreendido" com o convite feito pelo antigo primeiro-ministro, poucos dias antes da detenção de Sócrates, que aconteceu na sexta-feira à noite.

Durante o almoço falaram sobre "livros", "viagens" e outros temas, afirma o ex-procurador-geral da República. “Nunca me perguntou nada de Justiça. Falámos de livros, das viagens dele, falou do Lula da Silva", revelou.

Pinto Monteiro adianta que nunca antes tinha almoçado a sós com José Sócrates. Reconhece reconhece que o encontro da passada terça-feira acabou por ser "uma coincidência complicada" e "desagradável", mas recordou que almoçou, no passado, "com vários políticos".

Sobre a detenção de José Sócrates, o ex-procurador considera que está a ser feito um "aproveitamento político de um caso jurídico", que "prejudica o PS".

A justiça "pode correr o risco de ser politizada", na leitura de Pinto Monteiro, que distinguiu "a pressão da imprensa" do comportamento dos "bons magistrados" que conduzem o caso.