|

 Casos Ativos

 Internados

 Recuperados

 Mortes

Detenção de Sócrates

Edite Estrela: Qual a melhor forma de desviar as atenções dos vistos gold?

22 nov, 2014 • Eunice Lourenço e Susana Madureira Martins

PS esteve em silêncio e em choque nas primeiras horas depois detenção de antigo líder. Ex-eurodeputada foi das primeiras a reagir, via Facebook

Edite Estrela: Qual a melhor forma de desviar as atenções dos vistos gold?

"Sócrates detido" – a possibilidade anunciada no Verão, concretizou-se à beira do Inverno e apanhou de surpresa os socialistas, os próximos e os distantes do antigo líder do partido e primeiro-ministro. Apoiantes, amigos, antigos assessores foram incomodados ou mesmo acordados quando já passava da meia-noite e de nada sabiam.

Sabe alguma coisa? "Não. Nada", foi a resposta mais recebida. Outros, mais distantes, acentuavam ainda mais a distância, dizendo nada ter a ver com o assunto.

No Facebook, local de tantos desabafos e remoque políticos, alguns socialistas ao fim da noite ainda escreviam no rescaldo do caso das subvenções vitalícias dos antigos titulares de cargos públicos. Sobre Sócrates, nada. A não ser, já depois da 1h da madrugada, uma pergunta de Edite Estrela: "Qual a melhor forma de desviar as atenções do escândalo dos vistos gold?".

A antiga eurodeputada (saiu, com desagrado seu, das listas socialistas nas europeias de Maio deste ano) é das figuras do PS mais próximas de José Sócrates e a sua pergunta deu já origem a dezenas de comentários. Alguns são de apoio e acrescentam que a detenção de Sócrates também será para desviar a atenção do caso BES e até dos submarinos; outros recuperam uma frase do próprio Sócrates para lembrar a Edite Estrela que "o mundo mudou".

O PS cumpre este sábado o seu segundo dia de eleições directas para secretário-geral. António Costa que, em Setembro, ganhou as eleições primárias para candidato a primeiro-ministro é agora o único candidato a líder socialista. Tem uma declaração marcada para as 23h00, na sede do PS.

O congresso socialista está marcado para os dias 29 e 30 deste mês.