Emissão Renascença | Ouvir Online

De ministro a deputado. Miguel Macedo volta ao Parlamento

19 nov, 2014

Demitiu-se do cargo de ministro da Administração Interna, na sequência do caso dos vistos "gold". A sua sucessora, Anabela Rodrigues, já tomou posse.

O agora ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, vai assumir o seu lugar de deputado, na Assembleia da República. A informação foi avançada pelo líder parlamentar do PSD após a insistência dos jornalistas.

“Com certeza que sim. O Dr. Miguel Macedo é deputado eleito. Estava em exercício de funções governativas e tinha o mandato suspenso, mas a partir do momento que essa suspensão deixa de se operar retoma o seu lugar”, revelou Luís Montenegro esta quarta-feira, no final da reunião do grupo parlamentar do PSD.

Macedo demitiu-se este domingo (16 de Novembro) por "falta de condições políticas" devido ao caso dos vistos "gold". O ministro não assumiu culpas nem responsabilidades no caso, mas considera que a sua autoridade no cargo estava diminuída.

No âmbito da investigação à atribuição de vistos dourados foram deitas mais 11 pessoas. O intitulado “processo labirinto” investiga suspeitas de crimes de corrupção, tráfico de influências, peculato e branqueamento de capitais, na atribuição de vistos "gold".

A nova ministra
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, deu posse esta quarta-feira à professora catedrática de direito Anabela Rodrigues como nova ministra da Administração Interna.

Na mesma cerimónia, realizada no Palácio de Belém, Fernando Manuel de Almeida Alexandre e João Pinho de Almeida foram reconduzidos nos cargos que já ocupavam: secretário de Estado adjunto da ministra da Administração Interna e secretário de Estado da Administração Interna, respectivamente.

Esta é a 11.ª mudança feita à composição do Governo e a quarta alteração ministerial, provocada pela demissão de Miguel Macedo de ministro da Administração Interna, anunciada pelo próprio no domingo. A escolha para o substituir foi conhecida na segunda-feira.

Anabela Rodrigues é a primeira mulher a exercer o cargo de ministra da Administração Interna.