Tempo
|

OE 2015

PS quer aumentar abono de família para combater pobreza infantil

13 nov, 2014 • Susana Madureira Martins

Socialistas estão a ultimar propostas de alteração ao Orçamento de Estado de 2015, que vão ser entregues nesta sexta-feira.

Os socialistas querem aumentar o valor do abono de família nos três primeiros escalões mais baixos. Esta é um das alterações que o PS quer ver consagradas no Orçamento do Estado do próximo ano.

A subida do valor, que vai dos 2% aos 3% consoante os escalões, é uma medida apresentada pela direcção do PS como sendo de combate à pobreza infantil.

Outra das propostas na área social, que será apresentada sexta-feira, é o prolongamento do subsídio social de desemprego por mais seis meses.

Esta medida, que já tinha sido avançada no consulado de António José Seguro, regressa agora com a mesma justificação: que deve ser prolongado, enquanto durarem os actuais índices de pobreza e de desemprego.

Um terceiro aspecto é a comparticipação a 100% dos passes para os jovens. Este Governo cortou a comparticipação em 50% e os socialistas querem agora repor os valores.

Confirmada está também a proposta de reposição do IVA da restauração para os 13% em vez dos actuais 23%; e a continuação da cláusula de salvaguarda no IMI, garantindo que não há aumento ou que essa subida será limitada a 75 euros, repetindo duas propostas que os socialistas já tinham apresentado o ano passado em sede de Orçamento.