Emissão Renascença | Ouvir Online

Passos admite que baixa natalidade levará pelo menos dez anos a resolver

28 out, 2014

Primeiro-ministro diz que este problema só se resolve no longo prazo. Por isso, será uma tarefa para futuros executivos.

Passos admite que baixa natalidade levará pelo menos dez anos a resolver
Passos Coelho admite que será preciso esperar, pelo menos, dez anos para fazer face ao actual declínio demográfico em Portugal. De visita aos Açores, o primeiro-ministro afirmou que este é um problema que só se resolve no longo prazo e que inverter a queda da natalidade será, por isso, tarefa para futuros governos.

"É um desafio muito grande para futuros governos, porque não é uma questão que possa ser resolvida num ano ou sequer num mandato legislativo. Precisaremos seguramente, pelo menos, de uma década para se mostrar que podemos ser bem-sucedidos em inverter este declínio demográfico", afirmou durante a visita oficial.

Passos Coelho sublinhou que este é problema nacional é uma ameaça ao estado social. "Não podemos esperar uma década para começar a trabalhar, temos de ir devagarinho mas de forma decidida, trazendo respostas para este problema que é um problema muito grave", considerou.

O desagravamento fiscal para as famílias numerosas não é tudo, mas é alguma coisa. Mas as soluções para inverter a baixa natalidade têm de surgir no longo prazo, disse Passos.

"Na organização do horário de trabalho, na forma como concebemos a parentalidade; no modo como funcionam a as nossas vilas e cidades; na forma como o apoio social é dirigido àqueles que tem mais dificuldades. Tudo isso constitui um programa vasto e precisa de ter uma perspectiva integral e transversal em quase todas as políticas públicas que são promovidas", rematou.