Emissão Renascença | Ouvir Online

PS

Segurista deixa liderança da bancada do PS

28 set, 2014

Depois da derrota de Seguro nas primárias socialistas, o deputado invocou "razões pessoais e políticas" para abandonar o lugar de líder da bancada socialista.

Segurista deixa liderança da bancada do PS

O presidente do grupo parlamentar do PS, Alberto Martins, pediu a demissão das suas funções, dizendo que a sua decisão já foi comunicada ao vencedor das eleições primárias socialistas, António Costa.

Perante os jornalistas, Alberto Martins, apoiante de António José Seguro e membro do Secretariado Nacional do PS, invocou "razões pessoais e políticas" para abandonar o lugar de líder da bancada socialista.

"Naturalmente, não estou disponível para continuar na presidência do grupo parlamentar. Já dei conhecimento ao líder, ao vencedor das primárias, à presidente do partido [Maria de Belém Roseira] e darei também conhecimento aos meus colegas da direcção", declarou.

Minutos antes, António José Seguro anunciara a sua demissão do cargo de secretário-geral do PS, felicitando o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, pelo seu triunfo nas eleições primárias, que se destinaram a escolher o candidato socialista a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

Alberto Martins começou por referir que esteve envolvido na disputa das eleições primárias, lutando pela vitória segurista, mas escusou-se a apontar causas para a derrota do líder cessante do partido.

"Quem ganhou foi obviamente o PS, que conseguiu dar uma dimensão de participação muito importante para a democracia portuguesa", numa altura "em que há uma grande desconfiança em relação à política", argumentou.

Para futuro, segundo o histórico socialista, "a responsabilidade de todos os socialistas é procurar a unidade".