Emissão Renascença | Ouvir Online

Pires de Lima não espera redução do IVA na restauração em 2015

26 set, 2014

O apelo tinha sido feito pelo presidente da Confederação do Turismo Português.

Pires de Lima não espera redução do IVA na restauração em 2015

O ministro da Economia não prevê que haja um "espaço grande" para que o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) no sector do turismo venha a ser reduzido na proposta de Orçamento do Estado para 2015.

Em declarações aos jornalistas depois do encerramento da cerimónia antecipada do Dia Mundial do Turismo, que se assinala no sábado, o ministro António Pires de Lima respondia assim aos comentários do presidente da Confederação do Turismo Português, Francisco Calheiros, que voltou a apelar à redução do IVA para o sector, em particular na restauração e no golfe.

"Nesta matéria eu creio que o Governo já definiu aquilo que é o seu roteiro. Não me parece que seja expectável que haja um espaço grande para essa medida em concreto, pelo menos na proposta de Orçamento do Estado para 2015", afirmou Pires de Lima.

O ministro da Economia salientou que, no âmbito desse roteiro para as matérias fiscais, se inclui também a reforma do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRC), "que terá continuidade na proposta de Orçamento do Estado para 2015", e o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), sobre o qual afirmou: "Veremos em que medida é que o Orçamento do Estado para 2015 pode já contemplar uma reforma do IRS".

Pires de Lima era favorável a uma descida do IVA na restauração antes de chegar ao Executivo.