Emissão Renascença | Ouvir Online

Bloco critica forma "atabalhoada e atrapalhada" como arrancou ano lectivo

20 set, 2014

Catarina Martins considera que pedidos de desculpa não resolvem os problemas.

Bloco critica forma "atabalhoada e atrapalhada" como arrancou ano lectivo

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, criticou a forma "atabalhoada e atrapalhada" de como o ano lectivo arrancou, considerando que "mil desculpas" não resolvem o problema.

"Há neste momento milhares de alunos sem professor", observou a coordenadora do Bloco de Esquerda, em Coimbra, apontando para o caso das escolas de ensino artístico e conservatórios que estão ainda sem docentes e que "talvez apenas em Outubro tenham o problema resolvido".

Segundo Catarina Martins, o Governo "foi alertado para o que estava a fazer", considerando que o ministro da Educação Nuno Crato "pode dizer que o pedido de desculpas é histórico, mas histórica é a forma como o ano lectivo começou".

O Governo "não se pode transformar num programa 'Perdoa-me'", protestou. "Quem não resolve não deve estar no Governo", defendeu, considerando que a situação criada "não é uma abstracção".

"Crianças e jovens estão sem aulas e professores e funcionários estão sem trabalhar, mas são precisos". Para a coordenadora do Bloco, tal situação "ofende a vida concreta de docentes e alunos".

Catarina Martins falava aos jornalistas após uma reunião com o director do Conservatório de Música de Coimbra, Manuel Rocha.