Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal vai enviar ajuda humanitária para o Iraque

15 ago, 2014

Rui Machete deixou a novidade após a reunião de ministros da União Europeia.

Portugal vai enviar ajuda humanitária para o Iraque

O ministro português dos Negócios Estrangeiros diz que Portugal vai contribuir com ajuda humanitária, "dentro das suas possibilidades", para ajudar as minorias perseguidas no Iraque.

Rui Machete falava à Lusa no âmbito da reunião de emergência de ministros dos Negócios Estrangeiros, esta sexta-feira, em Bruxelas, sobre a situação no Iraque.

"Portugal, neste momento, comprometeu-se a estudar e a dar um auxílio humanitário, de acordo com as suas possibilidades financeiras, que não são, neste momento, extremamente abundantes", afirmou.

"Não queremos deixar de contribuir e de nos inscrever nesse movimento humanitário de apoio às minorias que estão a ser objecto de um verdadeiro massacre por parte do movimento terrorista [Estado Islâmico]", sublinhou.

Alguns países europeus "vão contribuir com armamento" para a região autónoma do Curdistão iraquiano, desde que aprovado pelo Governo do Iraque.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE decidiram a favor do fornecimento de armas aos combatentes curdos no Iraque, mas a decisão caberá a cada Estado-membro.

Os ministros europeus debateram ainda a necessidade de promover e incentivar o acordo político e inclusivo em Bagdad, para a formação de um governo sólido, que integre diferentes comunidades étnicas e facções políticas, o que foi conseguido com a nomeação do novo primeiro-ministro, Haidar al-Abadi.