Emissão Renascença | Ouvir Online

António Costa. Contra o desemprego jovem, reformas em "part-time"

12 ago, 2014

"Uma nova abordagem da organização do tempo de trabalho" que tenciona fomentar contratação de jovens a tempo inteiro.

António Costa. Contra o desemprego jovem, reformas em "part-time"

Se for primeiro-ministro, António Costa vai criar um programa de reformas a tempo parcial. A medida consta da moção do candidato às eleições primárias do PS.

"O lançamento de um programa ambicioso de reformas a tempo parcial sob condição de contratação de jovens desempregados pode ser uma resposta" para o desemprego jovem, defende a "Moção Política sobre as Grandes Opções de Governo" (PDF), divulgada esta terça-feira.

"Trata-se de criar a possibilidade de trabalho a tempo parcial e reforma parcial nos últimos anos da carreira contributiva, a ser incentivada sob condição de a empresa ou entidade contratar jovens desempregados", acrescenta o texto.

Preconizando uma "nova abordagem da organização do tempo de trabalho", António Costa considerou, na apresentação da moção, na sede do PS, em Lisboa, a actual situação um "absurdo": afasta do mercado de trabalho as novas gerações que têm maiores condições de produtividade e são mais qualificadas.

Ao mesmo tempo, adia-se a passagem à idade da reforma de pessoas menos qualificadas e com menor capacidade de trabalho por causa da sustentabilidade da Segurança Social, considera o autarca lisboeta.

Permitir uma reforma a tempo parcial significa "manter em actividade as gerações mais antigas, que têm um saber de experiência feito cuja transição é importante conservar ", frisou António Costa, considerando que desta forma se estará igualmente a "ajudar à modernização do tecido empresarial".

"Se esta reforma em certos sectores tiver natureza estrutural é elegível para financiamento por via de fundos comunitários", acrescentou, considerando que desta forma não se contribuiria para agravar os problemas da Segurança Social.

António José Seguro, adversário de Costa nas primárias socialistas, tem até quinta-feira para apresentar também a sua moção política.