Emissão Renascença | Ouvir Online

Balsemão defende revisão profunda da Constituição

24 jul, 2014

Fundador do PSD pede também reformas que considera "fundamentais", como o voto electrónico, e lança a ideia de uma segunda câmara parlamentar.

O antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão defende uma revisão da Constituição, que contemple a ideia de uma segunda câmara parlamentar, e também uma reforma da lei eleitoral.

"Refiro-me a uma revisão constitucional, que não seja apenas para limpar, mas para equacionar provavelmente questões importante, como a existência de uma segunda câmara, como por exemplo, a própria natureza do sistema de governo semipresidencialista", afirmou num jantar com deputados do PSD, esta quinta-feira à noite, na Assembleia da República.

O fundador e militante número um do PSD, defendeu reformas que considera "fundamentais", como o voto electrónico e a "lei eleitoral, que já devia estar mais do que revista e adaptada às circunstâncias que não têm nada a ver com as circunstâncias da lei eleitoral no tempo em que
ela foi apresentada e aprovada". 

Para Pinto Balsemão, estes são “assuntos de fundo, que devem ser debatidos e a sede para esse debate é o Parlamento".

São necessários consensos nas questões fundamentais, apesar dos tempos conturbados de disputa interna que o PS vive, refere o fundador do PSD. "O Partido Socialista, que todos os dias dá este triste espectáculo de noites da má língua, é confrangedor mas é assim que está a acontecer, tem a mesma visão da democracia de padrão Ocidental do que nós. Portanto, é possível esse entendimento, bem como com o CDS.”

Com elogios ao desempenho do Governo e do primeiro-ministro, Balsemão lembra que a legislatura já vai a mais de metade e defende que é preciso olhar mais além. É necessário acautelar que os mais velhos têm "um fim de vida tranquilo" e dar aos mais novos algo em que acreditem.

[notícia actualizada às 23h26]