Emissão Renascença | Ouvir Online

Passos e Juncker discutiram novo comissário português

16 jul, 2014 • Daniel Rosário, em Bruxelas

Primeiro-ministro ainda não falou de nomes com novo presidente da Comissão Europeia.

O primeiro-ministro português reuniu-se com o novo presidente da Comissão Europeia, esta quarta-feira, em Bruxelas, mas ainda não apresentou nenhum nome para comissário europeu.

O encontro entre Pedro Passos Coelho e Jean-Claude Juncker durou pouco mais de 15 minutos, numa atmosfera construtiva, disseram à Renascença fontes do gabinete do presidente da Comissão Europeia.

Foi uma primeira conversa sobre o próximo comissário europeu português, mas Passos Coelho não colocou em cima da mesa qualquer nome.

Jean-Claude Juncker tem insistido junto dos Estados-membros para apresentarem nomes de mulheres para a constituição da equipa de comissários. Dos 12 nomes conhecidos até ao momento, numa equipa de 28 comissários, todos são homens.

Fontes do Governo português dizem que o primeiro-ministro deverá anunciar apenas no final do mês quem será o comissário.

A reunião entre Passos Coelho e Juncker aconteceu imediatamente antes do Conselho Europeu em Bruxelas.

A cimeira desta quarta-feira destina-se a discutir a atribuição de outros altos cargos europeus, designadamente os de presidente do Conselho Europeu e de Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros.