Emissão Renascença | Ouvir Online

PS exige explicações sobre VMER de Santarém

24 abr, 2014

Socialistas queixam-se de uma alegada falta de socorro em dois acidentes na região.

Os deputados socialistas eleitos por Santarém questionaram o Governo sobre a falta de socorro da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Santarém a dois acidentes graves e dos quais terá resultado uma morte.

Numa pergunta entregue na Assembleia da República, os três deputados do PS apontam a inoperacionalidade da VMER do Hospital de Santarém no passado dia 10, quando ocorreram "dois acidentes graves", em Alpiarça e no Cartaxo, num dos quais terá falecido uma jovem de 28 anos "por não lhe terem sido prestados os necessários cuidados de socorro, atempadamente".

Segundo o texto dos deputados socialistas, a VMER encontrava-se "inoperacional por falta de médico", uma situação que, sublinham, tem ocorrido nos últimos meses em vários pontos do país.

Ouvido pela Lusa, o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santarém, José Josué, admitiu que a VMER esteve parada "um dia ou outro" deste mês mas adiantou não ter informação sobre a ocorrência da morte referida pelos deputados.

"A VMER teve uma ou outra situação de inoperacionalidade por falta de médico. Pode ter acontecido [nesse dia], mas não posso precisar", afirmou, sublinhando que os médicos com a qualificação exigida "são poucos" e não podem ser substituídos por profissionais que não tenham essa formação.

Os deputados socialistas lembram que o seu grupo parlamentar já manifestou "desagrado e preocupação" sobre o estado dos serviços de emergência médica, "face aos sucessivos casos divulgados, e após o anúncio, pelo secretário de Estado Adjunto da Saúde, de que as viaturas médicas de emergência e reanimação vão passar a ser coordenadas pelos directores clínicos dos hospitais".