Emissão Renascença | Ouvir Online

CDS abre debate quinzenal no Parlamento com competitividade e crescimento

23 abr, 2014

Último debate com o primeiro-ministro foi a 4 de Abril e ficou marcado pela discussão dos cortes vão ser feitos para alcançar a meta orçamental de 2015. Governo anunciou entretanto menos 1.400 milhões de euros no Orçamento do próximo ano.

O CDS-PP abre esta quarta-feira o debate quinzenal com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com questões sobre "competitividade e crescimento económico".

O segundo partido a intervir no debate é o PSD, que vai centrar as perguntas na "conclusão do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro" e no "compromisso para um crescimento duradouro".

O Partido Socialista toma depois a palava do lado da oposição, tendo escolhido como temas a "situação económica e social". Segue-se o PCP, que também quer falar de "questões sociais, económicas e políticas".

O Bloco de Esquerda indicou "políticas sociais, economia e relações internacionais" como temas a debater, tal como o Partido Ecologista "Os Verdes".

O último debate quinzenal com o primeiro-ministro realizou-se a 4 de Abril e acabou por ficar marcado pela discussão dos cortes que o Governo terá de fazer para alcançar a meta orçamental para 2015.

A 15 de Abril, depois de um Conselho de Ministros extraordinário, o executivo anunciou que vai aplicar cortes de 1.400 milhões de euros para cumprir a meta do défice do próximo ano: 2,5%.

A ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou na ocasião que as medidas duradouras a aplicar sobre pensionistas e funcionários públicos vão ser apresentadas ainda este mês, devendo ser aplicadas para o ano.

O Governo prevê arrecadar 180 milhões de euros com a "redução do número de funcionários públicos, mas através apenas de processos de aposentações e rescisões amigáveis.