Emissão Renascença | Ouvir Online

Passos informa hoje Cavaco sobre cortes para 2015

16 abr, 2014

Presidente da República recusou comentar a entrevista do primeiro-ministro, lembrando que se aproxima um período eleitoral.

O Presidente da República vai ser informado, esta tarde, às 17h00, sobre as medidas aprovadas ontem pelo Governo para garantir o cumprimento do défice de 2,5% em  2015.

Cavaco Silva foi questionado pelos jornalistas em Tomar sobre as declarações do primeiro-ministro, em entrevista à SIC, que confirmou que alguns dos cortes em salários e pensões, que eram provisórios, vão passar a permanentes.

O Presidente da República preferiu não comentar o assunto alegando que só esta tarde vai reunir-se com Pedro Passos Coelho, lembrando, no entanto, que “qualquer decisão terá que passar pela Assembleia da República, onde será discutida antes de chegar à mão do Presidente da República”.

Cavaco Silva afirmou que é preciso "aproveitar as potencialidades abertas pelos sinais de crescimento" e "abrir janelas de esperança àqueles que foram mais atingidos" pela crise.

O governante escusou-se ainda a responder à questão sobre se há condições para se reporem os cortes nos salários e nas pensões a partir de 2016, sublinhando que o Presidente da República "é aquele que não pode especular e muito menos para 2016 e até numa altura em que aquilo que se diz já pode ter implicações nas eleições que vão ter lugar no dia 25 de Maio".

"Por isso devo ser o máximo contido", rematou.