Emissão Renascença | Ouvir Online

“Rússia pensa que ganha a Crimeia mas perde o respeito internacional”

25 mar, 2014

Durão Barroso confirma o cancelamento do G8 com a Rússia e a transferência da cimeira para Bruxelas, em modo G7, sem Vladimir Putin.

O presidente da Comissão Europeia reforçou esta terça-feira a decisão de anular o encontro do G8, dos países mais ricos do mundo, previsto para se realizar na Rússia, e afirmou que o país está perder significativamente o respeito da comunidade internacional.

Durão Barroso participou na cimeira do G7, em Haia, na Holanda. “Penso que a reunião foi importante, porque é um sinal muito claro de apoio à Ucrânia, ao mesmo tempo que se mostra que não se pode aceitar este tipo de comportamento de Moscovo”, disse.

“Na realidade”, acrescentou, “decidimos cancelar o G8, que estava previsto para a Rússia, em Sochi, e vamos organizar em Bruxelas um G7, sem a Rússia.”

“Isto é, do ponto de vista político-diplomático, uma mensagem muito forte, de que este tipo de comportamento não pode ser aceite. Fiquei satisfeito de ver, à volta da mesa, não apenas os europeus unidos, mas também o claro apoio dos Estados Unidos, do Presidente Obama, do primeiro-ministro do Japão e do primeiro-ministro do Canadá”, considerou ainda.

Na opinião de Durão Barroso, “pelo menos por enquanto, a Rússia pode pensar que ganhou a Crimeia, mas há uma coisa que está a perder: o respeito da comunidade internacional. E está cada vez mais isolada.”