Emissão Renascença | Ouvir Online

Lisboa

Acordo entre PS e PSD para a reforma administrativa de Lisboa

15 jul, 2011

Presidente da federação distrital de Lisboa do Partido Socialista fala num processo exemplar, que pode dar um contributo à reforma que é necessário fazer no país.          

Acordo entre PS e PSD para a reforma administrativa de Lisboa

Em Lisboa, já há entendimento para a reforma administrativa, que o Governo quer fazer em todo o país.

PSD e PS já acertaram a proposta que vai agora ser votada na Câmara Municipal, antes de seguir para o Parlamento.

As freguesias lisboetas são reduzidas para um total de 24. Actualmente, são mais de 50 e há competências que são transferidas para garantir mais proximidade e melhor gestão.

Marcos Perestrello, presidente da federação distrital de Lisboa do Partido Socialista, sublinha que foi um processo exemplar, que pode dar um contributo à reforma que é necessário fazer no país.        

O PS defende que, independentemente do resto do país, a reforma administrativa na capital pode começar assim que ficar concluído o processo legislativo.

Benfica é a freguesia com mais eleitores

O mapa final das freguesias de Lisboa, a analisar quarta-feira em reunião de Câmara, prevê que a freguesia com maior número de eleitores seja Benfica, com 37.320, e a mais populosa Santa Maria dos Olivais, com 46.416 habitantes. 
 
No novo mapa, que reduz de 53 para 24 o número de freguesias do município de Lisboa, de acordo com dados do Censos de 2001, depois de Benfica em número de eleitores surge Marvila, com 37.210 registados, pouco menos do que o seu número de habitantes (38.767).
 
A freguesia de Santa Maria Maior, que foi a que mais unidades políticas agregou, juntando Mártires, Sacramento, S. Nicolau, Madalena, Santa Justa, Sé, Santiago, S. Cristóvão/S. Lourenço, Castelo, Socorro, S. Miguel e Santo Estêvão, terá 14.191 habitantes e 14.405 eleitores.