Tempo
|

Demite-se a vice-presidente da bancada do PSD

17 jan, 2014

Teresa Leal Coelho estava contra o referendo sobre co-adopção. A consulta popular foi aprovada no Parlamento.

A vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Teresa Leal Coelho, apresentou a sua demissão do cargo, no dia em que foi aprovada a proposta de um referendo sobre co-adopção e adopção de crianças por casais do mesmo sexo.

A informação foi revelada aos jornalistas pelo líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, que diz que Teresa Leal Coelho tinha uma "posição contrária à decisão do grupo parlamentar sobre a matéria" e inclusive não esteve presente no plenário aquando da votação sobre a matéria, onde o projecto de referendo foi aprovado.

"Tomei agora conhecimento dele [pedido de demissão]. Devo dizer que não desejava que isso acontecesse mas respeito esta posição porque ela revela a lealdade com que exerceu essas funções", disse Montenegro.

O projecto de resolução sobre o referendo à co-adopção e adopção por casais do mesmo sexo foi aprovado com os votos do PSD. A decisão foi seguida de protestos nas galerias do Parlamento.

Por via da disciplina de voto, todos os deputados do PSD votaram a favor do diploma, o CDS absteve-se, tal como dois deputados do PS e a restante oposição votou contra. O diploma foi aprovado por 11 votos.

A convocação da consulta pública tem agora de passar pelo Presidente da República e o crivo do Tribunal Constitucional.