Tempo
|

Portugal continua a ser “bom aluno”

16 dez, 2013

“Troika” considera que as metas para o défice são “alcançáveis” e considera positivos os sinais de redução do desemprego e de crescimento da economia.

Para a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e para o Fundo Monetário Internacional, a execução do programa de assistência económica e financeira “continua no bom caminho e o Governo está determinado a cumpri-lo”.

É o que se lê numa declaração conjunta divulgada pela “troika” logo após a conferência de imprensa do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, onde explicaram que Portugal passou na 10ª avaliação.

A “troika” considera que as metas para o défice são “alcançáveis” e acrescenta que, caso algumas medidas do Orçamento do Estado para 2014 sejam declaradas inconstitucionais, o Governo de Passos Coelho e Paulo Portas “reafirmou o compromisso de que irá aplicar medidas compensatórias”.

Para as instituições internacionais, são sinais positivos a diminuição da taxa de desemprego e um “crescimento” da economia que está “em linha com as projecções”.

A “troika” sublinha ainda que a dívida pública “permanece elevada, mas é sustentável”.

A 10ª avaliação regular ao programa português começou dia 4 de Dezembro e o resultado positivo vai permitir ao país receber mais um cheque de 2,7 mil milhões de euros, do total de 78 mil milhões de resgate.

Esta foi a antepenúltima avaliação do programa da “troika”, que termina em Junho do próximo ano.