Emissão Renascença | Ouvir Online

Cimeira Ibero-Americana pede fim do bloqueio económico dos EUA contra Cuba

20 out, 2013

É uma reivindicação antiga das cimeiras ibero-americanas.

Os chefes de Estado e de Governo reunidos na XXIII Cimeira Ibero-Americana, realizada hoje, no Panamá, pediram que os Estados Unidos da América acabem com o bloqueio económico, comercial e financeiro de Cuba.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e o presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, participaram na cimeira.

O fim do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba é uma reivindicação antiga das cimeiras ibero-americanas.

A XXIII Cimeira Ibero-Americana realizou-se na sexta-feira e no sábado, na Cidade do Panamá, e foi marcada pela ausência de onze presidentes latino-americanos, entre os quais a brasileira Dilma Rousseff, e do rei espanhol, Juan Carlos.

O documento final da cimeira determina que os encontros entre chefes de Estado e de governo passem a ocorrer a cada dois anos, a partir de 2014, e que seja criado um grupo de trabalho e de estudo, para modernizar as relações entre os 22 países, além de identificar as novas prioridades.

A próxima cimeira será realizada no próximo ano, na cidade mexicana de Vera Cruz, informou hoje a agência Efe.

Também foram aprovados 14 comunicados especiais, entre os quais os que dizem respeito ao apoio às negociações de paz entre o Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias do Colômbia (FARC) e ao regresso ao diálogo da Argentina e do Reino Unidos, sobre as Ilhas Malvinas.