Emissão Renascença | Ouvir Online

Pós-eleições

Sócrates já tem novo emprego em vista

09 jun, 2011

Representar grandes empresas brasileiras junto de Portugal e da União Europeia ou assumir o cargo de secretário-geral iberoamericano são duas das hipóteses.

Sócrates já tem novo emprego em vista
José Sócrates terá sido convidado por um grupo de grandes empresas brasileiras, como a Petrobrás e a cimenteira Camargo Correia, para as representar junto de Portugal e da União Europeia. A notícia é avançada pelo jornal “Sol”.

Os intermediários da proposta foram Lula da Silva (antigo Presidente brasileiro) e Dilma Rousseff (actual chefe de Estado), ambos próximos do primeiro-ministro português. Na última visita a Portugal, em Março, a Presidente brasileira terá reafirmado a José Sócrates o seu empenho para que aceitasse o cargo.

Citando fontes próximas do Governo brasileiro, o “Sol” garante que "está tudo acertado".

O convite do grupo de empresas terá sido baseado na experiência que Sócrates adquiriu nos últimos seis anos e meio à frente do Governo de Portugal e os conhecimentos adquiridos junto de outros chefes de Governo e de Estado, bem como as boas relações com, por exemplo, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

De acordo com o semanário, a alternativa a este cargo é a nomeação como secretário-geral iberoamericano, lugar ocupado desde 2005 pelo uruguaio Enrique Iglesias.

José Sócrates perdeu, enquanto líder do PS, as eleições legislativas de domingo (dia 5) e demitiu-se, na sequência desse resultado (que lhe impediu de continuar o seu mandato à frente do Executivo) da liderança do partido, afirmando que iria abandonar todos os cargos públicos.