Emissão Renascença | Ouvir Online

Leonor Beleza diz aos jovens "vão lá para fora, mas regressem"

30 ago, 2013 • Susana Madureira Martins

Antiga ministra foi à Universidade de Verão do PSD dizer que Portugal está a viver momentos perigosos, mais difíceis desde o 25 de Abril.

A conselheira de Estado Leonor Beleza aconselha os jovens a irem para o estrangeiro estudar e trabalhar, mas depois regressem a Portugal.

“Gastem o vosso tempo a procurar uma formação pessoal tão forte, tão intensa, tão exigente quanto possível. Vão lá para fora, mas regressem”, disse a antiga ministra, esta sexta-feira, na  Universidade do PSD, em Castelo de Vide.

“Quando eu digo vão lá para fora, não estou a dizer emigrem, não é isso que estou a dizer. Vão lá para fora estudar, vão lá para fora trabalhar, vão lá para fora ter experiências. Voltem e enriqueçam o nosso país com essas experiências, aproveitem o tempo em que são mais jovens, tenham uma actividade profissional reconhecida e importante nas vossas vidas”, sublinhou.

Minutos depois a ex-ministra de Cavaco Silva lá tentou emendar a mão: “Não se resignem a sentir que é lá fora, só, que está a nossa realização, que é lá fora, só, que porventura podemos encontrar uma saída. Não. É aqui”.

É preciso gente com prestígio a trabalhar no país, diz Leonor Beleza, mas os que não têm esse prestígio também não fazem mal.

“Precisamos como de pão para a boca de ter gente reconhecida, gente com reputação que faça política. Estou a falar desta maneira em termos gerais. Tenho a noção do que se diz para aí, do que as pessoas pensam e escrevem. Mas também devo dizer que foi com enorme satisfação que tenho visto recentemente, por exemplo em relação à formação do Governo, terem acesso ao Governo pessoas jovens e que eu não sei quem são. Eu não tenho que saber, eu sinto uma enorme satisfação”, afirma a conselheira de Estado.   

Leonor Beleza considera que Portugal está a viver momentos perigosos, um dos mais difíceis desde o 25 de Abril, concluindo que não nos podemos resignar.