Tempo
|

Sócrates não quer Belém... para já

08 ago, 2013

"Vai passar muito tempo até que eu tenha vontade de voltar à vida política."

O antigo primeiro-ministro José Sócrates diz que não se vai candidatar a Presidente da República nas próximas eleições, mas não afasta o regresso a cargos políticos no futuro.

Em entrevista ao jornal moçambicano "O País", o ex-secretário-geral socialista afirma que, por enquanto, não pretende voltar à vida política activa. O que quer, acrescenta, é manter-se como participante do debate político.

"Não vou candidatar-me", afirmou, acrescentando não ter ambição de se candidatar a qualquer cargo nem sentir esse impulso. "Não ponho de lado nada para o futuro, mas nos próximos anos não. Vai passar muito tempo até que eu tenha vontade de voltar à vida política", acrescentou.

Neste momento, José Sócrates considera-se um "político realizado" e "sem vontade" de se afastar da política. "Quero beneficiar desse novo estar de felicidade de quem se representa a si próprio", referiu.

Na vertente internacional, o antigo primeiro-ministro acusou a liderança europeia de "conduzir o continente para a desconfiança" entre Norte e Sul.

"Grande parte da política europeia produzida nestes dias é uma política que se baseia não na vontade de ir mais além na Europa mas numa ideologia que é de direita", justificou.
 
A entrevista ao jornal moçambicano vai ser transmitida esta quinta-feira à noite no canal televisivo STV.

José Sócrates regressou a Portugal, depois de uma estada prolongada em Paris, em Março, para fazer comentários políticos na RTP, o que causou muita polémica entre a opinião pública.