Emissão Renascença | Ouvir Online

"Não minto". Palavra de ministra das Finanças

25 jul, 2013

Maria Luís Albuquerque disponível para voltar ao Parlamento para esclarecer os contratos de alto risco, conhecidos por "swap".

A ministra das Finanças garante que não mentiu no caso dos contratos de alto risco realizados por empresas públicas, conhecidos como “swaps”.

“Eu continuo a dizer que não minto e, portanto, aquilo que disse continua a ser verdade”, afirmou Maria Luís Albuquerque esta quarta-feira, aos jornalistas, no final de uma comissão parlamentar.

Teixeira dos Santos acusou Maria Luís Albuquerque de não ter dito a verdade em relação aos contratos "swap". O antigo ministro das Finanças de José Sócrates garante que passou documentação na transição de governos, ao contrário do que foi referido pela agora ministra e ex-secretária de Estado do Tesouro.

Esta terça-feira, o ex-secretário de Estado do Tesouro, Costa Pina, também garantiu que Maria Luís Albuquerque recebeu informação sobre os contratos de alto risco em empresas públicas.

Perante estas contradições, o Bloco de Esquerda quer voltar a ouvir a ministra das Finanças. Maria Luís Albuquerque diz que está inteiramente para prestar esclarecimentos aos deputados.

Em relação aos números da execução orçamental, conhecidos esta quarta-feira, a ministra das Finanças diz que estão em linha com o previsto.

As contas do Estado ficaram no primeiro semestre do ano dentro do negociado com “troika”, segundo dados da execução orçamental de Junho divulgados esta quarta-feira.

Nos primeiros seis meses do ano, o défice atingiu os 3.846 milhões, valor bastante abaixo dos seis mil milhões fixados para este semestre pelos credores internacionais.