Emissão Renascença | Ouvir Online

Bloco de Esquerda vota a favor da moção de censura ao Governo

13 jul, 2013

Coordenadora Catarina Martins criticou Cavaco Silva por querer salvar o programa de ajustamento e não o país.

O Bloco de Esquerda vai votar a favor da moção de censura ao Governo anunciada na sexta-feira pelo Partido Ecologista "Os Verdes". A confirmação foi deixada pela coordenadora bloquista, no primeiro congresso de Verão do partido, em Matosinhos.

Catarina Martins criticou o Presidente da República, Cavaco Silva, por querer salvar o programa de ajustamento e não o país.

“Cavaco Silva quer retirar à democracia a capacidade que tem de discutir todas as alternativas que existem para o país e dizer que afinal só se pode discutir talvez diferenças de tom, mas sempre dentro do memorando da ‘troika’”, começou por dizer.

“Na realidade, a ele não lhe interessa nada salvar o país, o que lhe interessa sim é salvar o programa de ajustamento. O que lhe interessa é garantir que a austeridade continua, é por isso que quer os mesmos três partidos que assinaram o memorando da ‘troika’, quer os três juntos a preparar um segundo resgate para o nosso país”, criticou Catarina Martins.

A moção de censura ao Governo do Partido Ecologista "Os Verdes" vai ser formalizada junto da presidente da Assembleia da República na segunda-feira, devendo ser votada na quinta-feira.

Até à interrupção dos trabalhos parlamentares, a 31 de Julho, apenas o PEV podia utilizar este instrumento, uma vez que o Governo já fora alvo na presente sessão legislativa de moções de censura do PS, em Abril, e do PCP e BE, ambas em Outubro.

Pedro Passos Coelho vai ter de enfrentar a quinta moção de censura do seu mandato.