Tempo
|

União Europeia desperdiça metade dos alimentos que produz

25 abr, 2013

Produção anual de resíduos alimentares nos 27 Estados-membros da União Europeia equivale a cerca de 179 quilos por pessoa.

A União Europeia desperdiça todos os anos metade dos alimentos produzidos e a percentagem é ainda maior à escala mundial. Esta quinta-feira, decorre uma audição sobre desperdício alimentar no Parlamento Europeu. Um encontro que pretende definir estratégias integradas para combater o desperdício de comida.

Segundo o eurodeputado Nuno Melo, que organiza a sessão em parceria com a Federação Europeia dos Bancos Alimentares, revela à Renascença que o desperdício “actualmente representa um terço de toda a alimentação que os seres humanos produzem, o que significa 1,3 biliões de toneladas por ano segundo a FAO”.

Assim sendo, conclui Nuno Melo que “quando falamos de desperdícios equivalentes a um terço do que a humanidade produz, é evidente que qualquer margem de articulação e até de melhoria no plano legislativo e de desburocratização de procedimentos no que tem que ver com o aproveitamento deste desperdício, fazendo chegar a quem precisa todos os dias destes alimentos, não é utópico”.

Também presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, na mensagem enviada aos participantes na audição, pediu à Europa para não virar as costas aos que dela mais necessitam.

A produção anual de resíduos alimentares nos 27 Estados-membros da União Europeia equivale a cerca de 179 quilos por pessoa.