Emissão Renascença | Ouvir Online

Nogueira Leite

“Seria perigosíssimo neste momento fazer novas eleições”

22 mar, 2013

O antigo conselheiro económico do primeiro-ministro considera que, em caso de queda do Governo, o Presidente da República devia voltar a chamar o PSD para formar novo Executivo.

O antigo conselheiro económico de Pedro Passos Coelho, António Nogueira Leite, considera que seria muito perigoso para o país um cenário de eleições antecipadas.

Em declarações à Renascença, Nogueira Leite reconhece que o Governo fica “numa situação muito delicada” se se confirmar o chumbo do Orçamento de Estado por parte do Tribunal Constitucional, sobretudo, se não tiver um plano B.

“Se o primeiro-ministro entender que não tem condições para satisfazer aquilo que são os seus compromissos, acho que a conclusão é óbvia”, refere, acrescentando que “seria perigosíssimo neste momento fazer novamente eleições”.

“Há muita gente importante, inclusive no Partido Socialista, que tem uma opinião semelhante a esta”, diz ainda o social-democrata.

Em caso de queda do Governo, Nogueira Leite defende que “o Presidente da República tem toda a latitude para fazer o que entender, mas seria natural que voltasse a chamar o PSD” para formar novo Executivo.