Emissão Renascença | Ouvir Online

PS aprova moção de censura ao Governo

21 mar, 2013 • Susana Madureira Martins

Proposta do líder socialista António José Seguro foi aprovada por unanimidade.

A proposta do secretário-geral do PS, António José Seguro, para a apresentação de uma moção de censura ao Governo foi aprovada por unanimidade em reunião da comissão política dos socialistas. 

O resultado da votação desta quinta-feira à noite foi comunicado aos jornalistas pelo dirigente socialista e ex-ministro Vera Jardim, no final de duas horas de reunião.

Na qualidade de porta-voz da comissão política do PS, Vera Jardim adiantou que não foi ainda decidido quando é que o grupo parlamentar socialista vai formalizar na Assembleia da República a entrega da moção de censura ao Governo.

Em declarações aos jornalistas, Vera Jardim garantiu que o Partido Socialista assume integralmente a responsabilidade deste acto.

“Esta moção de censura é também o começo de um caminho, que poderemos resumir a uma assunção total das suas responsabilidades por parte do Partido Socialista. Esta moção de censura não será, pura e simplesmente, uma censura, mas é também a abertura de uma alternativa concreta, viável, estruturada, a apresentar aos portugueses. É tempo de dar esperança aos portugueses”, afirmou o antigo ministro.

O secretário-geral do Partido Socialista propôs esta quinta-feira à noite, na reunião da comissão política do partido, a apresentação de uma moção de censura contra o Governo. António José Seguro considera que o Executivo de Pedro Passos Coelho "falhou todos os objectivos" e que o país "assim não vai lá".

O líder socialista disse aos dirigentes presentes na comissão política que "vivemos numa situação de pré-ruptura social" e "basta de sacrificios".

A moção de censura a apresentar pelo PS tem chumbo praticamente garantido no Parlamento, onde os partidos do Governo, PSD e CDS, tem maioria absoluta, mas terá força e um significado político.

[notícia actualizada às 00h38]