Emissão Renascença | Ouvir Online

"Vice" de Obama confunde Portugal com a Polónia

04 fev, 2013

Erro cometido durante um discurso foi corrigido na transcrição publicada posteriormente no site oficial da Casa Branca.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confundiu Portugal com a Polónia durante um discurso sobre a crise da dívida soberana que atinge a Zona Euro. Joe Biden já é conhecido pelas suas "gafes" e desta vez "tropeçou" na geografia da crise quando falava numa conferência sobre segurança, este fim-de-semana, na cidade alemã de Munique.

"Temos assistido recentemente a passos positivos para resolver a crise na Zona Euro, com o Banco Central Europeu a comprometer-se em apoiar os países que estão dispostos a realizar reformas e com a Grécia, Irlanda, Polónia, Espanha e Itália a tomarem medidas importantes para colocarem as suas economias num caminho mais sólido", declarou o "vice" de Barack Obama.

Biden errou por 3.300 quilómetros, a distância entre Lisboa e Varsóvia, além do pormenor da Polónia nem fazer parte da moeda única. A "gaffe" de Biden foi depois corrigida na transcrição do discurso publicada no site oficial da Casa Branca.

O vice-presidente tem um vasto historial de "gaffes" e na internet há sites que se dedicam a compilar os falhanços do governante norte-americano.

Um dos episódios mais embaraçoso aconteceu quando, durante um discurso em 2008, declarou: "Levanta-te, Chuck, deixa que eles te vejam", dirigindo-se ao senador Chuck Graham, que é paraplégico e assistia à intervenção de Joe Biden numa cadeira de rodas.