Emissão Renascença | Ouvir Online

Venezuela vai processar “El País” por foto falsa de Chávez

03 fev, 2013

Jornal espanhol não apresentou qualquer pedido de desculpa à família do Presidente venezuelano pelo erro. Vice-presidente do país promete ir “a fundo” com o caso.

Venezuela vai processar “El País” por foto falsa de Chávez
O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirma que o Governo da Venezuela vai mover uma acção legal contra o jornal espanhol “El País”, por ter publicado uma fotografia falsa do Presidente Hugo Chávez, em Janeiro.

“O ‘El País’ vai pagar caro, porque nós vamos processá-lo e vamos a fundo, com as leis que houver, seja lá, em Espanha, ou na Conchinchina”, garantiu Maduro num discurso na televisão.

A imagem utilizada e colocada em destaque na capa mostrava um homem entubado numa cama de hospital, vendida, segundo o jornal, por uma agência de notícias. A fotografia não tinha assinatura de autor e o “El País” informou que não tinha “podido verificar, de modo, independente as circunstâncias em que foi tirada a imagem, nem o momento preciso, nem o local”, culpando “as particularidades políticas de Cuba e as restrições informativas que o regime impõe”, tornando-o impossível.

A publicação não se desculpou com os familiares do Presidente pela fotografia.

“Chávez é um dos maiores filhos que esta pátria deu e por isso nos indigna tanto quando essa burguesia apátrida, com os seus aliados internacionais, o atacam, denigrem, não respeitam a sua situação de saúde”, justificou ainda Nicolás Maduro.

Na mesma ocasião, o vice-presidente afirmou que Hugo Chavez já concluiu o ciclo pós-operatório e que está numa nova fase do tratamento, em Havana (Cuba).

O Presidente venezuelano, de 58 anos, está desde 10 de Dezembro num hospital cubano, onde foi operado pela quarta vez ao cancro detectado em Junho de 2011.