Emissão Renascença | Ouvir Online

Polícia de choque invade metro de Atenas para acabar com greve

25 jan, 2013

Trabalhadores estavam em greve desde a semana passada e o Governo decidiu decretar a requisição civil, por considerar tratar-se de uma situação de emergência.

Polícia de choque invade metro de Atenas para acabar com greve
Ainda não tinha amanhecido quando a polícia de choque grega entrou no metropolitano de Atenas e avançou sobre os trabalhadores que desafiavam a ordem do Governo de acabar com a greve e regressar ao trabalho.

A intervenção ocorreu no centro de operações, onde cerca de 90 trabalhadores passaram a noite, em protesto contra as medidas de austeridade. Eram 4h00 (2h00 em Lisboa).

Dez pessoas foram detidas, diz a agência Reuters, mas a France Press avança apenas quatro, que acabaram por ser libertadas mais tarde.

Uma mulher foi levada para o hospital com ferimentos ligeiros.

O Governo grego determinou, na quinta-feira, a requisição civil para terminar com a greve que há uma semana estava a provocar sérias perturbações no trânsito da capital grega.

Os trabalhadores do metro decidiram paralisar, porque recusam o esquema de salários unitário decidido para o sector público, que baixará as suas remunerações. Em solidariedade, os trabalhadores dos caminhos-de-ferro e dos autocarros marcharam esta sexta-feira pelas ruas de Atenas.

De acordo com a lei de emergência, os trabalhadores podem ser detidos e ficar na prisão até cinco anos se desobedecerem a uma requisição civil.