Emissão Renascença | Ouvir Online

Quanto vale uma bandeira? Conflitos duram há três dias em Belfast

06 jan, 2013

Lealistas na Irlanda do Norte não aceitam a decisão de hastear a bandeira nacional na câmara de Belfast apenas nove dias por ano. Republicanos querem que seja ainda menos.

Quanto vale uma bandeira? Conflitos duram há três dias em Belfast
Voltaram à Irlanda do Norte as revoltas e os motins violentos depois de, em Dezembro, ter sido tomada a decisão de não hastear a bandeira do Reino Unido na câmara municipal de Belfast todos os dias.

Na altura a decisão foi repudiada por grupos lealistas e decorreram confrontos com a polícia. Mas agora uma nova tentativa de reduzir ainda mais o número de dias em que se hasteia a bandeira, que por enquanto são nove, espoletou novos confrontos que já duram há três dias, fazendo feridos e levando a detenções.

A polícia recorreu a canhões de água para dispersar a multidão, mas há notícia de disparos efectuados pelos manifestantes. Um lealista foi detido e pelo menos uma agente policial teve de ser assistida no local a ferimentos ligeiros.

Os lealistas na Irlanda do Norte defendem a união ao Reino Unido e consideram-se britânicos, sendo na sua esmagadora maioria protestantes. Já os republicanos consideram-se irlandeses, querem a união com a República da Irlanda e são na maioria católicos que rejeitam a autoridade britânica.