Emissão Renascença | Ouvir Online

Lisboa cai no "ranking" mundial da qualidade de vida

04 dez, 2012

Viena de Áustria permanece na liderança da classificação. Bagdad ocupa o último lugar.

Lisboa cai no "ranking" mundial da qualidade de vida

A cidade de Lisboa desceu três posições e ocupa este ano o 44º lugar no ranking global da qualidade de vida, elaborado pela consultora Mercer.

Apesar da queda, a capital portuguesa continua entre as 50 cidades do mundo com melhor qualidade de vida. Lisboa figura também entre as 24 primeiras cidades da Europa Ocidental com melhor qualidade de vida, mais bem posicionada do que Madrid e Roma, mas atrás de Berlim, Paris, Londres ou Zurique.

Segundo a consultora que desenvolveu este ranking, a cidade Lisboa, tal como outras em países da periferia da Zona Euro, viu o seu posicionamento recuar devido a uma maior noção de emergência de conflitualidade social e da existência de paralisações laborais constantes, o que fez com que a pontuação em determinados critérios analisados fosse revista em baixa.

As cidades europeias continuam a dominar o topo desta classificação internacional. Viena de Áustria permanece na liderança da classificação de qualidade de vida, seguida Zurique, na Suíça, e de Auckland, capital da Nova Zelândia.

As cidades com o nível mais baixo são Cartum, no Sudão (217.º), N'Djamena (218.º), no Chade, Port-au-Prince (219.º), no Haiti, Bangui (220.º), na República Centro-Africana, e Bagdad (221.º), no Iraque.
 
O Estudo de Qualidade de Vida, da consultora Mercer, analisou a qualidade de vida em 221 cidades de todo o mundo, tendo Nova Iorque, nos Estados Unidos, como termo de comparação.