Emissão Renascença | Ouvir Online

Espanha

Nacionalistas catalães não desistem da independência

26 nov, 2012

Líder do partido mais votado, Artur Más, vai tentar entender-se com a segunda força e assim conseguir maioria absoluta para forçar o referendo.

Nacionalistas catalães não desistem da independência

A direita nacionalista, que venceu as eleições regionais na Catalunha mas falhou a maioria absoluta, diz que continuará o caminho da luta pela independência.

O líder do partido Convergência e União (CiU), Artur Más, vai agora procurar entender-se com a segunda força política, a Esquerda Republicana.

Artur Mas diz que pediu aos catalães uma maioria excepcional para prosseguir o projecto de uma Catalunha independente. Perante a vitória nas urnas, que, no fundo, é uma derrota para o projecto independentista, Más diz que não se arrepende.

“Pois eu não me arrependo desta decisão e recordo que em todos os meus discursos sempre disse que agora tínhamos de ouvir a voz das ruas nas urnas. Ficámos longe da maioria que queríamos, isso é claro. Tentámos transmitir, durante muitas semanas, que para seguir o processo que a Catalunha deve trilhar era preciso um Governo muito forte. E por isso pedimos uma maioria muito excepcional, para um momento muito excepcional”, disse.

Mesmo assim, a maioria absoluta no parlamento da Catalunha encontra-se com a segunda força política. A Esquerda Republicana (ERC), também nacionalista e independentista, mais do que duplicou o número de deputados: conseguiu 21 assentos no parlamento. Os dois partidos mais votados querem que a independência da Catalunha e que isso seja decidido num referendo.

Com 99% dos votos contados, a CiU consegue 50 deputados, a ERC 21, os socialistas 20 e o PP 19.