Tempo
|

Durão Barroso aposta no investimento e no crescimento

25 nov, 2012

Dirigente comunitário espera que a União Europeia consiga um “crescimento sustentável, socialmente mais justo e inclusivo".

Durão Barroso aposta no investimento e no crescimento

O presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, critica os Governos que "querem renacionalizar" políticas europeias, prometendo lutar por um orçamento comunitário que não ponha de lado o investimento e o crescimento.

"O caminho que a União Europeia quer seguir não é apenas o da contenção orçamental. É, também, um caminho de investimento, porque sem ele não pode haver criação de riqueza e emprego", alertou o presidente da CE.

Durão Barroso, que participou nas cerimónias do Dia Nacional do Engenheiro, em Gaia, mostrou-se "preocupado" com o debate em torno do Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia para o período 2014-2020, que terminou na sexta-feira sem que os líderes europeus tenham alcançado um consenso.

"A UE vai lutar por um resultado que se traduza no crescimento sustentável, socialmente mais justo e inclusivo", garantiu. Considerando que, do ponto de vista português, houve "progressos", Barroso revelou que a CE propôs "mais mil milhões de euros para Portugal".

"A minha orientação tem sido não abandonar os países mais vulneráveis e não abandonar o investimento", assegurou.

Durão Barroso destacou a importância de apostar nas áreas da inovação, conhecimento e tecnologia, nomeadamente como forma de "reindustrializar a Europa".