Tempo
|

Grécia aprova "enésimo" pacote de austeridade

07 nov, 2012

Cerca de 100 mil pessoas manifestaram-se contra as novas medidas de austeridade, que vão agravar ainda mais as condições de vida num país que vai entrar no sexto ano consecutivo de recessão.

Grécia aprova "enésimo" pacote de austeridade

Os deputados gregos aprovaram, esta quarta-feira, um novo pacote de austeridade, enquanto milhares de pessoas se manifestavam em frente ao parlamento.

Apesar da abstenção de um dos parceiros da coligação, o Governo de Atenas, liderado pelo conservador Antonis Samaras, conseguiu os 153 votos suficientes para fazer passar as medidas no valor de 13,5 mil milhões de euros.

O novo “aperto de cinto” é um passo fundamental para o desbloqueio de uma nova tranche de dinheiro da “troika” para financiar o Estado grego.

Nas ruas de Atenas, cerca de 100 mil pessoas manifestaram-se contra as novas medidas de austeridade, que vão agravar ainda mais as condições de vida num país que vai entrar no sexto ano consecutivo de recessão.

Ao início da noite foram registados confrontos entre a polícia e grupos de manifestantes, que tentaram furar a barreira de segurança em frente ao parlamento. As forças de segurança responderam com gás lacrimogéneo e canhões de água.

Dentro do parlamento também houve alguma confusão. A sessão foi interrompida quando um grupo de funcionários decidiu entrar em greve por causa de uma alínea da nova legislação que lhes vai cortar os salários.