Emissão Renascença | Ouvir Online

EUA

Mais de 200 milhões de americanos escolhem próximo Presidente

06 nov, 2012 • João Cunha

Mensagens chave, centradas na economia interna e na criação de emprego, foram mais utilizadas em Estados como a Florida, Virginia, Ohio e New Hampshire.

Mais de 200 milhões de americanos escolhem próximo Presidente
Mais de 200 milhões de norte-americanos são chamados a escolher o próximo Presidente. Barack Obama, o actual Presidente democrata, recandidata-se, e Mitt Romney é o candidato dos republicanos. Nos últimos dias, as duas candidaturas levaram a cabo uma agenda frenética, com apostas nos Estados indecisos.

As mensagens chave, centradas na economia interna e na criação de emprego, foram mais utilizadas em Estados como a Florida, Virginia, Ohio e New Hampshire.

Estados que no sistema de eleição indirecto norte-americano, tem um determinado número de votos, que são fundamentais na contagem final.

E foi nesses Estados que passaram os candidatos. Na Florida, Mitt Romney lembrou que o caminho de Obama pode levar a uma nova recessão económica.

“Esse caminho implica dívida de milhares de milhões de dólares, o aumento do desemprego, empregos mal pagos e militares devastados. E se não mudarmos esse caminho, podemos estar a olhar, inclusive, para uma nova recessão”, alertou Romney.

Ainda hoje, dia de eleições, Romney estará em acções de campanha na Pensilvânia e no Ohio, Estado onde na segunda-feira Barack Obama encerrou a campanha, na cidade de Columbus e com a ajuda do cantor Bruce Springsteen.

Obama voltou a pedir o voto dos eleitores daquele Estado: “A nossa luta continua, porque a América faz sempre melhor. Toda a gente tem a sua oportunidade, todos têm o seu justo quinhão, todas jogam com as mesmas regras. É nisso que acreditamos. Foi por isso que me elegeram em 2008 e é por isso que concorro a um segundo mandato”.

O Ohio é visto como um Estado chave nestas eleições. O vencedor pode ser o novo Presidente dos Estados Unidos.