Emissão Renascença | Ouvir Online

Merkel admite mais cinco anos de austeridade

03 nov, 2012

A chanceler alemã deixou esta previsão durante um congresso do seu partido em que pediu aos governos que cumpram as exigências em matéria de consolidação orçamental e redução da dívida.

Angela Merkel diz que a Europa precisa de mais cinco anos de austeridade para convencer o mundo de que a crise está ultrapassada e que vale a pena investir.

"A crise da dívida financeira e a crise económica associada à Zona Euro ainda não terminou. O Pacto de Estabilidade e Crescimento foi violado repetidamente e os critérios do acordo para certos países não foram cumpridos. As estatísticas não foram compiladas de forma honesta e temos de mudar isso. Por isso, precisamos actualmente de um certo grau de rigor para convencer o mundo de que vale a pena investir no nosso continente europeu. E eu estou convencida de que vale", disse.

Na intervenção que fez num Congresso Regional da CDU, no norte da Alemanha, a chanceler afirmou que serão precisos mais cinco anos para ultrapassar a crise económica e monetária e necessárias reformas estruturais que devolvam a confiança aos investidores.

Merkel disse ainda que esses investidores continuam a achar que a Europa não cumpre os seus compromissos, razão pela qual pediu aos governos europeus que cumpram as exigências em matéria de consolidação orçamental e redução da dívida.