EUA

Obama antecipa o voto e comparece nas urnas em Chicago

26 out, 2012

Antecipar o voto é um direito permitido em vários estados norte-americanos, mas foi a primeira vez que um Presidente fez usufruto dele. Em 2008, o voto antecipado favoreceu Barack Obama.
Obama antecipa o voto e comparece nas urnas em Chicago
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, antecipou o seu voto e compareceu às urnas em Chicago na noite de quinta-feira, 12 dias antes da data oficial das eleições no país.

Obama foi o primeiro Presidente em exercício a fazer uso deste direito, permitido em vários estados norte-americanos.

Antes de votar numa urna electrónica no Centro Comunitário Martin Luther King, Obama apresentou a carteira de condução como identidade e conversou bem-disposto com os membros da mesa eleitoral.

“Não posso dizer em quem votei”, brincou o candidato democrata.

Aos jornalistas, Obama destacou a eficiência do voto antecipado e salientou que muitos norte-americanos estão a optar por este processo.

Os analistas prevêem que, entre 35% e 40%, dos eleitores compareçam nas urnas antes de 6 de Novembro, contra os 30% de 2008.

O voto antecipado favoreceu Barack Obama na disputa contra John McCain, há quatro anos, pelo que a campanha do democrata espera que o mesmo aconteça daqui a cerca de duas semanas.

Como parte dos esforços para encorajar os eleitores a adoptar a prática, a primeira-dama, Michelle Obama, votou por correio na semana passada.

Mitt Romney é o candidato republicano à Casa Branca e as sondagens indicam uma margem muito curta entre os dois concorrentes.