Emissão Renascença | Ouvir Online

China e Japão retomam disputa por ilhas desabitadas

19 ago, 2012

Grupo nacionalista japonês içou bandeira do país nas ilhas Senkaku. Chineses responderam com manifestações.

Manifestações anti-Japão tiveram lugar este domingo em várias cidades da China, depois de um grupo de nacionalistas japoneses ter conseguido entrar numa uma ilha disputada pelos dois países.

Em Shenzhen, um grupo de manifestantes chineses chegou mesmo a atacar restaurantes japoneses e a destruir viaturas de marca nipónica.

“O comportamento ilegal da extrema-direita japonesa violou a soberania territorial da China”, declarou, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pequim, que apresentou um protesto formal.

Há várias décadas que a China e o Japão mantêm uma disputa em relação a um grupo de ilhas desabitadas no Mar da China Oriental, que se encontra sob administração japonesa. 

O arquipélago, conhecido por Senkaku no Japão e por Diaoyu na China, poderá ter vastas reservas de gás natural no subsolo marítimo.

Os protestos deste domingo na China foram a resposta à acção de um grupo nacionalista japonês, que no sábado foi de barco até ao arquipélago de Senkaku e içou a bandeira do país numa das ilhas, apesar de não ter autorização.