Emissão Renascença | Ouvir Online

UNITA convoca "manifestação geral" para dia 25

16 ago, 2012

Manifestação convocada pelo maior partido da oposição acontece seis dias antes das eleições. Dia 31, os angolanos elegem novo Presidente do país.

A UNITA, principal partido da oposição em Angola, convocou esta quinta-feira para o próximo dia 25, a apenas seis dias das eleições parlamentares, uma "manifestação geral" para exigir que o escrutínio se realize segundo a lei, senão opta pelo boicote.

Segundo um comunicado que será divulgado esta tarde em conferência de imprensa, em Luanda, assinado por Isaías Samakuva, líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), acrescenta-se que a manifestação será levada a cabo "em todas as cidades do país".

"A UNITA convoca a cidadania nacional, todos os angolanos, para uma manifestação pacífica, a ter lugar em todas as cidades do país, no próximo dia 25 de agosto", para reafirmar o nosso desejo de votar em eleições "livres, justas, pacíficas e democráticas", lê-se no documento.

Nas próximas eleições parlamentares de dia 31, os cidadãos angolanos vão eleger o Presidente do país. De acordo com a Constituição aprovada em 2010, o líder do partido vencedor das eleições é nomeado Presidente.

As eleições de dia 31 são as segundas legislativas e primeiras que respeitam o prazo de quatro anos entre mandatos.