Emissão Renascença | Ouvir Online

Reino Unido entra hoje em “modo jubileu”

01 jun, 2012 • Filipe d’Avillez

Perto de 10 mil festas de rua, passeios de barco no Tamisa e muita diversão para assinalar os 60 anos sobre a chegada ao trono de Isabel II, Chefe de Estado de 16 países.

Reino Unido entra hoje em “modo jubileu”
Os reinos que têm Isabel II como Chefe de Estado estão em “modo jubileu” desde o início do ano, mas os verdadeiros festejos começam hoje e terão o epicentro em Londres.

Isabel II completou, em Fevereiro, 60 anos ao serviço do seu povo. Aliás, dos seus povos, uma vez que a octogenária é monarca de 16 países em simultâneo, incluindo o Canadá, Austrália, Jamaica, Nova Zelândia e uma mão cheia de pequenas ilhas espalhadas pelo mundo.

Há meses que vários membros da família Real têm visitado esses países, em nome da sua mãe ou avó, mas, agora, as atenções centram-se no Reino Unido, que, ao fim do dia, inicia um fim-de-semana prolongado de quatro dias que culmina com os maiores festejos no dia 5 de Junho, terça-feira.

Para o fim-de-semana alargado, uma vez que segunda-feira já era feriado, estão previstas perto de 10 mil festas de rua, organizadas por grupos de cidadãos e a festa inclui um passeio de barcos pelo Tamisa em que devem participar mais de mil embarcações.

Os súbditos de Isabel II em Portugal não ficam de fora do espírito festivo e também por cá há eventos a ser organizados. Na maior parte, trata-se de festas informais, um pouco por todo o país, mas haverá também uma recepção na residência da embaixadora britânica, no dia 5 de Junho ,e, antes, no Domingo, uma celebração especial na Igreja Anglicana de St. George, perto do Jardim da Estrela.

Isabel II subiu ao trono em Fevereiro de 1952, na morte do seu pai. Na altura estava no Quénia. Curiosamente, o Canadá foi o primeiro reino a proclamar a nova rainha. A coroação, com toda a pompa e circunstância, só teve lugar em Junho.

À espreita do recorde
Com sessenta anos passados sobre a sua chegada ao trono, Isabel II fica a menos de quatro anos de bater o recorde da rainha Vitória, que reinou durante 63 anos e sete meses.

Mesmo assim, enquanto for vivo o rei da Tailândia, Isabel II não terá o recorde de monarca reinante, uma vez que Bhumibol tem uma vantagem de quase seis anos sobre a sua congénere inglesa sendo, ainda, um ano mais novo que ela.