Tempo
|

Rússia

Líder terrorista tchetcheno promete "ano de sangue e lágrimas"

06 fev, 2011

Líder da organização terrorista “Emirado do Cáucaso” promete, num vídeo, realizar um acto terrorista por semana ou por mês na Rússia, dependendo a regularidade da “vontade de Alá”.

Líder terrorista tchetcheno promete "ano de sangue e lágrimas"
Terror na Rússia... Atentado no aeroporto Domodedovo, em Moscovo, fez pelo menos 35 mortos e dezenas de feridos. EPA/SERGEI CHIRIKOV.
Doku Umarov, líder do chamado “Emirado do Cáucaso”, organização terrorista que actua no Cáucaso do Norte russo, prometeu a Moscovo um “ano de sangue e lágrimas” e deu a entender que foi o responsável pelo planeamento do atentado no aeroporto Domodedovo.

Num vídeo publicado no site dos separatistas islâmicos Kavkazcenter, Doku Umarov ameaça realizar, no território da Rússia, um acto terrorista por semana ou por mês, dependendo a regularidade da “vontade de Alá”.

O comandante refere que o alvo dos atentados são aqueles que “não gostam do Islão” e “insultam os caucasianos”.

Segundo o filme colocado na Internet, o líder da guerrilha separatista visitou a base “Riiaduz Salihiin”, onde são treinados terroristas suicidas. O vídeo não está datado, mas parece ter sido gravado antes do atentado no aeroporto de Domodedovo, realizado a 24 de Janeiro e que provocou 36 mortos e mais de 100 feridos.

Umarov aparece rodeado pelo emir Hamsat, comandante do batalhão de suicidas, e um jovem parecido com Mahomed Evloev, a quem as autoridades russas atribuem a autoria do atentado terrorista.

Nos últimos dias, Moscovo tem assistido a uma onda de falsos alarmes sobre atentados terroristas.

Hoje, a polícia da capital russa foi obrigada a evacuar três das oito estações de comboios, bem como uma do metropolitano.