Tempo
|

Presidente sírio promete reconstruir um dos bairros de Homs

27 mar, 2012

Foi diante dos edifícios destruídos pelo exército do seu próprio regime que Bashar Al Assad afirmou ser necessário estabelecer um calendário de trabalho para a reconstrução.

Presidente sírio promete reconstruir um dos bairros de Homs
No dia em que Damasco aceitou o plano de paz proposto por Kofi Annan, o presidente sírio visitou um dos bairros mais destruídos de Homs. Bab Amro foi um dos bairros alvo de fortes bombardeamentos e ataques por parte das forças leais a Bashar Al Assad até ao início de Março.

Durante a visita, Al Assad prometeu que o local será reconstruido, e que será “muito melhor do que era antes”. Foi diante dos edifícios destruídos pelo exército do seu próprio regime que o presidente sírio afirmou ser necessário estabelecer um calendário de trabalho para reconstruir o bairro, segundo o jornal espanhol “El Mundo”.

Desde o início da revolta na Síria, esta é uma das raras aparições públicas do presidente. Segundo a televisão estatal síria, o presidente inspeccionou a situação das forças governamentais que no dia 1 de Março conseguiram retomar o controlo do bairro, até então bastião das forças rebeldes a Al Assad.

A visita presidencial ao bairro coincide com o anúncio de que Damasco aceitou o plano de seis pontos proposto por Kofi Annan, onde consta o fim das hostilidades e o cessar-fogo progressivo.

As Nações Unidas contabilizam mais de oito mil mortes desde o início dos conflitos na Síria, onde as tentativas de protesto ao regime têm sido alvo de forte repressão.