Emissão Renascença | Ouvir Online

António Guterres pede solidariedade para os refugiados sírios

20 mar, 2012

Alto-comissário quer uma “gestão responsável das fronteiras” para garantir “protecção daqueles que têm necessidade de protecção”.

António Guterres pede solidariedade para os refugiados sírios

António Guterres foi esta terça-feira a Bruxelas, na condição de Alto-comissário das Nações Unidas, pedir aos países Europeus que sejam solidários com o Sírios, assim como estes já foram solidários com outros povos.

No final dos encontros com os responsáveis europeus, António Guterres, em declarações á agencia Lusa, requereu a “ todos os Estados, nomeadamente aos Estados europeus” para que seja dado“ aos refugiados sírios e aos países que generosamente os acolhem neste momento a mesma solidariedade que os próprios sírios durante décadas têm dado quer aos palestinianos, quer aos iraquianos".

O responsável da ONU explicou que o Alto Comissariado da organização tem dado apoio, em conjunto com os governos da “Turquia, do Líbano e da Jordânia “, “àqueles que cruzaram as fronteiras da Síria", e que ao mesmo tempo tem prestado auxílio “aos refugiados iraquianos", dentro da própria Síria.

António Guterres evitou abordar questões relacionadas com as eventuais dificuldades que o regime sírio tem colocado às missões da ONU e disse apenas que o Alto Comissariado para os Refugiados trabalha na Síria "há muitos anos” e que assim continuará a acontecer.

Nos encontros com os responsáveis europeus, António Guterres defendeu que seja assegurado ”um melhor nível de protecção para os refugiados, uma maior harmonização entre os diversos Estados-membros e uma política que, com uma gestão responsável das fronteiras, mantenha uma grande preocupação com a protecção daqueles que têm necessidade de protecção e que devem ter sempre possibilidade de aceder ao território europeu”.