Emissão Renascença | Ouvir Online

Há falta de palha na Península Ibérica. A culpa é da seca

14 mar, 2012 • Pedro Mesquita e Olímpia Mairos

Presidente da Federação de Agricultores de Trás-os-Montes afirma que os homens da terra não terão outra solução senão migrar para as cidades.

Há falta de palha na Península Ibérica. A culpa é da seca

Os produtores portugueses de gado estão com grandes dificuldades em encontrar palha para os seus animais e já nem em Espanha é fácil encontrar uma alternativa. A seca alastra a toda a Península e, do outro lado da fronteira, os armazenistas estão a reter os "stocks" porque já perceberam que o preço só pode aumentar nos próximos meses.

Gregório Juarez, técnico da ASAJA, a principal associação de agricultores em Espanha, explica à Renascença o que se está a passar. "O problema é que a seca afectou os pastos e os cultivos que seria suposto produzirem palha a partir de Junho”, diz.

“Como as previsões sugerem que não haja este ano uma colheita normal de palha, os intermediários que têm este tipo de produtos estão logicamente a detê-los. Já perceberam que há falta de palha e os preços vão subir”, precisa Gregório Juarez. “Na prática, está a funcionar a lei da oferta e da procura”, acrescenta. 

O presidente da Federação de Agricultores de Trás-os-Montes, Mário Pereira, afirma que os homens da terra não terão outra solução senão migrar para as cidades.

Mário Pereira tem 50 vacas e está apreensivo, porque o alimento escasseia e, a agravar a situação, chega a notícia de que em Espanha já não há palha.