Emissão Renascença | Ouvir Online

Fortuna do homem mais rico do mundo dava quase para pagar empréstimo da "troika" a Portugal

07 mar, 2012 • Carla Caixinha

Mexicano Carlos Slim mantém-se na liderança da lista da "Forbes". Há três portugueses no "ranking" - Américo Amorim, Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo.

Fortuna do homem mais rico do mundo dava quase para pagar empréstimo da "troika" a Portugal

O empresário Carlos Slim, dono da empresa de telecomunicações America Movil, manteve a sua posição na listagem anual da “Forbes” e volta a ser homem mais rico do mundo. O mexicano, de 72 anos, possui uma fortuna avaliada em 52 mil milhões de euros - em comparação, o empréstimo da "troika" a Portugal é de 78 mil milhões de euros.
 
Carlos Slim lidera o "ranking" pelo terceiro ano consecutivo. O fundador da Microsoft, Bill Gates, está na segunda posição (46 mil milhões), seguido do dono da Berkshire Hathaway, Warren Buffett (33 mil milhões).

A primeira mulher a aparecer na lista da revista (11ª) é a norte-americana Christy Walton, de 57 anos, da cadeia Wal-Mart.

Amorim lidera entre os portugueses, Belmiro em queda
Também há portugueses nesta lista milionária. Américo Amorim, de 77 anos, alcançou a posição 242 com uma fortuna avaliada em 3,3 mil milhões. O homem-forte da cortiça desceu 42 lugares face ao ano passado, mas continua a ser o primeiro português no "ranking". 

Na posição 491 surge Alexandre Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins, (com 1,8 mil milhões), que subiu 21 posições.

Com um património avaliado em 760 milhões de euros, Belmiro de Azevedo está no lugar 1.153. O empresário registou a maior queda entre os portugueses: caiu 320 lugares.

Este ano, a revista norte-americana contabilizou 1.226 bilionários, cujas fortunas atingem os 3,5 biliões de euros.