Emissão Renascença | Ouvir Online

Grécia

Novo acordo é um “passo essencial” e evita a “bancarrota descontrolada"

21 fev, 2012

Durão Barroso “muito confiante” de que este novo pacote de ajuda “abra caminho à Grécia para construir uma economia nova e mais sustentável”.

Novo acordo é um “passo essencial” e evita a “bancarrota descontrolada"
A aprovação do segundo empréstimo à Grécia pelos ministros das Finanças da Zona Euro, durante a madrugada, evita um cenário de bancarrota descontrolada, diz Durão Barroso. O presidente da Comissão Europeia sublinha que este acordo é “um passo essencial” para a Grécia e para o euro.

“O acordo alçado pelo Eurogrupo em relação ao segundo pacote de assistência à Grécia é um passo em frente essencial para o país e para a Zona Euro como um todo”, disse Durão Barroso, à margem da reunião dos ministros das Finanças dos 27.

O presidente da Comissão está também “muito confiante” de que este novo pacote de ajuda “abra caminho à Grécia para construir uma economia nova e mais sustentável, mais capaz de gerar crescimento e emprego”.

Além disso, sublinhou Barroso, este acordo “fecha a porta a um cenário de bancarrota descontrolada, com todas as suas graves implicações económicas e sociais”.

Também a directora do Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que o acordo selado já de madrugada, em Bruxelas, é diferente do anterior. “A diferença em relação ao programa anterior é que há um foco muito maior na competitividade, nas reformas estruturais a levar a cabo, nas reformas do mercado laboral, dos mercados de produtos e serviços para desencadear tanto crescimento quanto possível na economia grega”, diz Christine Lagarde.

A directora do FMI destaca também que “há igualmente um foco na consolidação orçamental, mas do ponto de vista do FMI o foco na competitividade é muito mais importante nesta altura, para garantir o êxito do programa".  

Atenas vai receber um novo empréstimo no valor de 130 mil milhões de euros.