Emissão Renascença | Ouvir Online

Espanhóis lutam contra aumentos das portagens em Portugal

14 fev, 2012

O presidente da Deputação de Salamanca vai alertar o ministro das Relações Exteriores de Espanha para as consequências que a introdução de portagens em Portugal trouxe à região.

Em mais uma tentativa para combater as novas portagens introduzidas em Portugal, o presidente da Deputação de Salamanca, Javier Iglesias, disse ao jornal espanhol “ABC “ que enviou uma carta a José Manuel García Margallo, ministro das Relações Exteriores, a pedir uma mediação com o Governo português.

O presidente da Deputação de Salamanca aponta as consequências negativas para os transportes e economia das regiões fronteiriças para pedir ajuda ao Governo central espanhol.

Reconhecendo ainda a situação económica em que Portugal se encontra, Javier Iglesias pretende encontrar uma solução "que beneficie os dois países". Refere ainda que não pretende "criar uma situação de ingerência" e reconhece que as portagens "são uma questão de ordenamento interno".

Este é mais um esforço que se junta ao prazo de um mês dado a Portugal para a criação de uma zona livre de portagens transfronteiriças pelas associações de transportes espanholas, que alegam que pagamento das antigas SCUT viola as directivas da União Europeia e o Tratado de Valência de cooperação bilateral.